O que é Terapia Cognitivo Comportamental?
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma psicoterapia breve, na qual o psicólogo trabalha em conjunto com o paciente, aplicando e ensinando uma série de técnicas e estratégias que visam auxiliar no manejo dos sintomas, ao mesmo tempo em que adquire autoconhecimento.
Para quem a Terapia Cognitivo-Comportamental é indicada?
A psicoterapia é para todas as idades e pode ser indicada para diversas situações. Em geral, as pessoas buscam a terapia pelos seguintes motivos:
- Quando se sente triste por algum período.
- Quando há problemas que não consegue resolver sozinho.
- Quando tem problemas no trabalho ou em casa, seja por falta de concentração ou problemas com relacionamento.
- Quando está sempre tenso e ansioso pelo que há de vir.
- Quando pratica atitudes prejudiciais a si próprio e a outras pessoas.
Quais os benefícios da Terapia Cognitivo-Comportamental?
A Terapia Cognitivo-Comportamental é indicada para diversas situações e pode trazer enormes benefícios:
- Aumento da autoestima
- Segurança nas decisões
- Desenvolvimento pessoal
- Autoconhecimento
- Controle da ansiedade
- Melhoria nos relacionamentos
- Motivação
- Tolerância à frustração
- Desenvolvimento de novas habilidades
- Qualidade do sono
Por que fazer Terapia Cognitivo-Comportamental?
A Terapia Cognitivo Comportamental é recomendada por muitos profissionais para o tratamento de vários transtornos e problemas psicológicos por se tratar de uma abordagem mais objetiva e estatisticamente com maiores resultados efetivos e eficazes.
O objetivo da TCC é garantir ao paciente a capacidade de enfrentar futuras vivências sem o auxílio profissional. Assim, os pacientes melhoram porque começam a entender seu funcionamento, a aprender a resolver problemas e a desenvolver um repertório de estratégias que eles mesmos podem aplicar.
Através da psicoterapia, é possível ajudar pessoas de todas as idades a ter uma vida mais feliz, saudável e mais produtiva.
Referências:
CABALLO, V. E. Manual de Técnicas de Terapia e Modificação do Comportamento. São Paulo: Editora Santos, 2002.
CARVALHO M. R.; MALAGRIS, L. E. N.; RANGE, B. P. Psicoeducação em Terapia Cognitivo-Comportamental. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2019.
WRIGHT, J. H.; BASCO, M. R.; THASE, M. E. Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental. Porto Alegre: Artmed, 2008.
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